quarta-feira, 8 de maio de 2013

Plano de aula elaborado por Rebeca Bastos

Plano de aula

1. Título da aula

Análise de Movimentos literários da Literatura Portuguesa

         
2. Objetivos

  • Emitir o gosto da leitura nos alunos.
  • Fazer com que os alunos percebam as diferenças dos movimentos literários ( Trovadorismo e Humanismo)
  • Favorecer a troca de experiências  entre os alunos
  • Fazer com que os mesmos observem características dos movimentos  lidos por eles, ouvidos na leitura dos colegas e comentados pelo professor.
  • Formar leitores críticos afim de saber reconhecer os estilos de movimentos literários.
3. Material necessário


  • Data show
  • Livro de Massaud Moises , a literatura Portuguesa 
  • Pintura medieval ( Giotto de Bondoni, 1267-1337)
  • " O sepultamento de Cristo- Iluminura Medieval do século XIII
  • Pintura humanista (O sepultamento de Cristo) Italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio.


4. Tempo Estimado

3 aulas de 50 minutos cada uma.

5. Público-alvo

Alunos do 2° ano do Ensino Médio.


6. Desenvolvimento das aulas

1ª Aula



Primeiramente o professor conversará com os alunos a respeito da importância do trovadorismo e do Humanismo para a Literatura Portuguesa, destacando os diferentes aspectos e pontos de vista de cada movimento. Ele explicará algumas características  que diferencia um movimento do outro, incluirá a manifestação do teatro Vicentino, e detalhará um pouco mais apresentando o contexto histórico e cultural dos movimentos literários, pesquisado no livro de Massaud Moisés, mostrados no data show.
 


2ª Aula

O professor mostrará  pinturas dos ambos  movimentos literários para que sejam percebidas as semelhanças e diferenças entre a estética medieval e humanista, afim de facilitar na compreensão dos alunos. Com isso, o professor pode demonstrar que o humanismo, ao mesmo tempo em que não abandonou o tema religioso, surgiu com  uma nova preocupação voltada para o antropocentrismo.

3° Aula

O professor formará grupos de discussão  e farão um resumo crítico destacando seus pontos de vista, o que aprenderam e o que mais gostaram da  aula passada. Por sua vez, o professor promoverá um debate fazendo questões claras e objetivas aos alunos a respeito dos movimentos. Ao terminar o resumo, cada aluno apresentará suas próprias conclusões e compartilharão informações das quais compreenderam sobre o assunto tratado desde as aulas anteriores.

7. Avaliação do professor
 
Em cada discussão feita pelos alunos, o professor avaliará a performance dos alunos e a assimilação feita pelos mesmos, dando seu ponto de vista em casa discussão, afim de deixar claro a compreensão dos alunos. Ele ainda estimulará uma leitura mais profunda sobre o assunto, informando que em breve haverá uma avaliação sobre o conteúdo.


8. Fonte de Pesquisa 

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-pintura-renascentista-medieval.htm

Rebeca Bastos

12 comentários:

  1. Oi, Rebeca! Achei muito boa sua proposta.
    Mas será que duas aulas são suficientes para explicar sobre o Trovadorismo e o Humanismo? Acho que Gil Vicente merece uma aula só pra ele =)
    O que acha?

    ResponderExcluir
  2. Olá Mariana! Então, eu fiz o plano de aula com o intuito de que os alunos façam comparações entre esses dois movimentos, para que possam lincar um com o outro e perceber as diferenças e o que ambos tem em comum. Mas é claro que Gil Vicente merece uma aula só para ele. Uma não, o mês inteiro! Grande poeta e autor moralista que deixa qualquer leitor emocionado com suas magníficas obras.
    Por outro lado, relamente duas aulas não dariam tempo para explicar tudo né! obrigada pela observação, irei delimitá-las.

    ResponderExcluir
  3. Rebeca, eu concordo com a Mariana. Da forma como está, acredito que você não vai atingir os seus objetivos. Como você mesmo disse, achei interessante rever o conteúdo, pois o mesmo está muito extenso para ser dado em duas aulas. Mas a ideia foi boa.

    Edivaldo

    ResponderExcluir
  4. Fiz uma divisão mais justa nas aulas, vejam se ficou melhor!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei feliz que você tenha considerado minha sugestão, Rebeca. Ficou ótimo dessa forma! E acho super válido comparar dois movimentos literários. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Olá Rebeca! Achei muito interessante e bem produtivo sua proposta de aula. Se conseguir atingir os objetivos descritos, estará contribuindo e muito na formação de seus alunos.

    Maria da Paixão

    ResponderExcluir
  7. Boas discussões, pessoal. É assim que ampliaremos nossos conhecimentos. Planejar e repensar, sempre.
    Bom plano, Rebeca!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rebeca,

    Gostei do seu plano de aula, ficou realmente bem elaborado.
    As discussões foram boas, com a dica que a Marina deu, você alterou a quantidade de aulas. Se tudo mundo pensasse assim, com certeza teriamos melhores profissionais na educação.

    Parabéns.

    Josemilton

    ResponderExcluir
  9. Rebeca,
    Na minha opinião, a ideia de explicar de forma comparativa os temas Humanismo e Trovadorismo serve para deixar bem claras as diferenças existentes entre uma fase e outra, porém acredito que alguns pontos podem passar despercebidos, uma vez que tanto o Trovadorismo quanto o Humanismo são fases da Literatura cheias de detalhes e pode não haver tempo para citar todos. De qualquer forma, é uma excelente maneira de trabalhar com o nosso tema (Humanismo), e de quebra, aprender o Trovadorismo.

    Jones

    ResponderExcluir
  10. Olá Jones!

    Elaborei essa aula pensando em passar para meus alunos uma ideia do que são esses dois movimentos, cabe a nós incentiva-los a buscarem mais informações ao longo do semestre.

    De fato, não há muito tempo para passar todo o conteúdo, mas indicar o caminho para por si só passarem a admirar a literatura!

    ResponderExcluir
  11. Rebeca, olá! Seu plano de aula está maravilhoso parabéns, sabemos que o não é fácil por nossas ideias em prática pois em nosso país falta muita coisa e uma delas é o incentivo à Educação. Assim que puder de uma passada no blog http://entre-amigos8.webnode.com/.

    Abraços da amiga
    Cleide

    ResponderExcluir
  12. Quem bom que gostou, Cleide!

    Concordo com você, precisamos contribuir para que a Educação em nosso país seja mais valorizada e levada a sério!

    Pode deixar que eu assim que possível, entrarei em seu blog..

    Abraços!

    ResponderExcluir