1. Título da aula
Análise de Movimentos literários da Literatura Portuguesa
2. Objetivos
- Emitir o gosto da leitura nos alunos.
- Fazer com que os alunos percebam as diferenças dos movimentos literários ( Trovadorismo e Humanismo)
- Favorecer a troca de experiências entre os alunos
- Fazer com que os mesmos observem características dos movimentos lidos por eles, ouvidos na leitura dos colegas e comentados pelo professor.
- Formar leitores críticos afim de saber reconhecer os estilos de movimentos literários.
- Data show
- Livro de Massaud Moises , a literatura Portuguesa
- Pintura medieval ( Giotto de Bondoni, 1267-1337)
- " O sepultamento de Cristo- Iluminura Medieval do século XIII
- Pintura humanista (O sepultamento de Cristo) Italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio.
4. Tempo Estimado
3 aulas de 50 minutos cada uma.
5. Público-alvo
Alunos do 2° ano do Ensino Médio.
6. Desenvolvimento das aulas
1ª Aula
Primeiramente
o professor conversará com os alunos a respeito da importância do trovadorismo e do Humanismo para a Literatura Portuguesa, destacando os diferentes aspectos e pontos de vista de cada movimento. Ele
explicará algumas características que diferencia um movimento do outro, incluirá a manifestação do teatro Vicentino, e detalhará um pouco
mais apresentando o contexto histórico e cultural dos movimentos literários, pesquisado no livro de Massaud Moisés, mostrados no data show.
2ª Aula
O professor mostrará pinturas dos ambos movimentos literários para que sejam percebidas as semelhanças e diferenças entre a estética medieval e humanista, afim de facilitar na compreensão dos alunos. Com isso, o professor pode demonstrar que o humanismo, ao mesmo tempo em que não abandonou o tema religioso, surgiu com uma nova preocupação voltada para o antropocentrismo.
2ª Aula
O professor mostrará pinturas dos ambos movimentos literários para que sejam percebidas as semelhanças e diferenças entre a estética medieval e humanista, afim de facilitar na compreensão dos alunos. Com isso, o professor pode demonstrar que o humanismo, ao mesmo tempo em que não abandonou o tema religioso, surgiu com uma nova preocupação voltada para o antropocentrismo.
3° Aula
O professor formará grupos de discussão e farão um resumo crítico destacando seus pontos de vista, o que aprenderam e o que mais gostaram da aula passada. Por sua vez, o professor promoverá um debate fazendo questões claras e objetivas aos alunos a respeito dos movimentos. Ao terminar o resumo, cada aluno apresentará suas próprias conclusões e compartilharão informações das quais compreenderam sobre o assunto tratado desde as aulas anteriores.
7. Avaliação do professor
Em cada discussão feita pelos alunos, o professor avaliará a performance dos alunos e a assimilação feita pelos mesmos, dando seu ponto de vista em casa discussão, afim de deixar claro a compreensão dos alunos. Ele ainda estimulará uma leitura mais profunda sobre o assunto, informando que em breve haverá uma avaliação sobre o conteúdo.
8. Fonte de Pesquisa
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-pintura-renascentista-medieval.htm
Rebeca Bastos
Oi, Rebeca! Achei muito boa sua proposta.
ResponderExcluirMas será que duas aulas são suficientes para explicar sobre o Trovadorismo e o Humanismo? Acho que Gil Vicente merece uma aula só pra ele =)
O que acha?
Olá Mariana! Então, eu fiz o plano de aula com o intuito de que os alunos façam comparações entre esses dois movimentos, para que possam lincar um com o outro e perceber as diferenças e o que ambos tem em comum. Mas é claro que Gil Vicente merece uma aula só para ele. Uma não, o mês inteiro! Grande poeta e autor moralista que deixa qualquer leitor emocionado com suas magníficas obras.
ResponderExcluirPor outro lado, relamente duas aulas não dariam tempo para explicar tudo né! obrigada pela observação, irei delimitá-las.
Rebeca, eu concordo com a Mariana. Da forma como está, acredito que você não vai atingir os seus objetivos. Como você mesmo disse, achei interessante rever o conteúdo, pois o mesmo está muito extenso para ser dado em duas aulas. Mas a ideia foi boa.
ResponderExcluirEdivaldo
Fiz uma divisão mais justa nas aulas, vejam se ficou melhor!
ResponderExcluirFiquei feliz que você tenha considerado minha sugestão, Rebeca. Ficou ótimo dessa forma! E acho super válido comparar dois movimentos literários. Parabéns!
ResponderExcluirOlá Rebeca! Achei muito interessante e bem produtivo sua proposta de aula. Se conseguir atingir os objetivos descritos, estará contribuindo e muito na formação de seus alunos.
ResponderExcluirMaria da Paixão
Boas discussões, pessoal. É assim que ampliaremos nossos conhecimentos. Planejar e repensar, sempre.
ResponderExcluirBom plano, Rebeca!
Oi Rebeca,
ResponderExcluirGostei do seu plano de aula, ficou realmente bem elaborado.
As discussões foram boas, com a dica que a Marina deu, você alterou a quantidade de aulas. Se tudo mundo pensasse assim, com certeza teriamos melhores profissionais na educação.
Parabéns.
Josemilton
Rebeca,
ResponderExcluirNa minha opinião, a ideia de explicar de forma comparativa os temas Humanismo e Trovadorismo serve para deixar bem claras as diferenças existentes entre uma fase e outra, porém acredito que alguns pontos podem passar despercebidos, uma vez que tanto o Trovadorismo quanto o Humanismo são fases da Literatura cheias de detalhes e pode não haver tempo para citar todos. De qualquer forma, é uma excelente maneira de trabalhar com o nosso tema (Humanismo), e de quebra, aprender o Trovadorismo.
Jones
Olá Jones!
ResponderExcluirElaborei essa aula pensando em passar para meus alunos uma ideia do que são esses dois movimentos, cabe a nós incentiva-los a buscarem mais informações ao longo do semestre.
De fato, não há muito tempo para passar todo o conteúdo, mas indicar o caminho para por si só passarem a admirar a literatura!
Rebeca, olá! Seu plano de aula está maravilhoso parabéns, sabemos que o não é fácil por nossas ideias em prática pois em nosso país falta muita coisa e uma delas é o incentivo à Educação. Assim que puder de uma passada no blog http://entre-amigos8.webnode.com/.
ResponderExcluirAbraços da amiga
Cleide
Quem bom que gostou, Cleide!
ResponderExcluirConcordo com você, precisamos contribuir para que a Educação em nosso país seja mais valorizada e levada a sério!
Pode deixar que eu assim que possível, entrarei em seu blog..
Abraços!