PCC
– PLANO DE AULA
ALUNO: EDIVALDO JOAQUIM FERREIRA
PROFESSORA: LÍGIA MENNA
1. TEMA: O que é literatura?
2. OBJETIVOS
-
Discutir
sobre textos literários e não literários
e suas finalidades.
-
Despertar no aluno o interesse pela leitura de textos literários.
3. CONTEÚDO
Análise dos textos:
4. PÚBLICO ALVO:
Alunos do 1° ano do Ensino médio
5. DURAÇÃO
Este conteúdo dever ser dado em 3
aulas de 50 minutos cada uma.
6. RECURSOS MATERIAIS
Data show, lousa, textos,
computador conectado a rede, quadros com pinturas do humanismo.
7. METODOLOGIA
Primeira aula:
A primeira aula será expositiva. Será
feita uma contextualização sobre literatura com enfoque no período Humanista,
que é o tema do nosso projeto. Serão destacados os principais pontos do humanismo,
tais como: características, questões sociais e econômicas ressaltando o
surgimento da burguesia, tipo de poesia da época, bem como os poetas que se
destacaram nesse período. Para tanto, serão utilizados textos e outros materiais
que possam subsidiar para a discussão do tema, por exemplo, as pinturas humanistas.
Segunda aula:
Embora os textos um e dois não estejam
diretamente ligados ao tema humanismo, com eles, será feito um trabalho para
que os alunos possam perceber a diferença existente entre um texto literário e
não literário.
Dinâmica
da aula: Serão
formados grupos de alunos e distribuídos os dois textos para que
cada grupo faça a análise e aponte os elementos que diferenciam um texto do
outro. Após a análise, será feita a discussão dos apontamentos feitos pelos
alunos, a partir daí, o professor deve esclarecer quais as características que
diferenciam textos literários e não literários.
Com a finalidade de despertar no aluno
o interesse pela pesquisa e análise de textos literários será solicitado ao
grupo que faça uma pesquisa, referente ao período do humanismo, incluindo
textos literários, poesias e pinturas, cada grupo deverá fazer a apresentação na
próxima aula.
Terceira aula:
Esta aula será dividida em duas
partes:
a) na
primeira parte será feita a apresentação dos grupos. Nessa aula o professor
deve assumir o papel de mediador para possibilitar que o aluno expõe sua ideia
mostre o seu potencial, o que deverá contribuir para a avaliação do professor;
b)
na
segunda parte será aberta para debate em que todos terão a oportunidade de expor
suas ideias
8. AVALIAÇÃO
O professor deve fazer uma
avaliação dos alunos estimular para que todos comentem sobre o que aprendeu com a pesquisa as facilidades e as dificuldades. O professor deve
fazer as anotações dos relatos o que poderão subsidiar em novas situações.
Por fim, o Professor dever fazer a sua
própria avaliação, e observar como foi a reação de cada aluno frente aos
desafios propostos e se os mesmos interagiram com os colegas.
Avaliar a necessidade de
propor novas atividades, bem como desenvolver novas estratégias de ensino.
Com essas aulas, o aluno passa ter uma visão geral sobre literatura, além disso, o material utilizado, permite uma reflexão acerca das questões sociais de nosso país, em que há pessoas desprovidas de recursos materiais e que vivem em condições sub humana.
9. REFERÊNCIA
1 -Cereja, William Roberto, Thereza
Cochar Magalhães – Literatura Brasileira – Ensino Médio - 2ª edição revista e
ampliada. Editora Atual. São Paulo, 2000. (pag. 30, 38)
Olá, Edivaldo!
ResponderExcluirSeu plano de aula ficou muito bom. É essencial ensinar aos alunos o que é literatura, para depois relacioná-la com textos. Como diz Murrie " O aluno trará a "chave", porém o "segredo" é ensinado pelo professor que procurará criar situações de aprendizagens que proporcionarão ao aluno a possibilidade de amar e culturar a literatura." (o ensino de português do primeiro grau à universidade, pg 87).
Nós como futuros professores, devemos desde já, incentivar nossos jovens à conhecer o grande caminho para o pensar, para o "início de tudo", a literatura.
Rebeca Bastos
Olá, Edivaldo
ResponderExcluirSeu plano ficou melhor. Ok. Bom comentário, Rebeca.
Olá Edivaldo,
ResponderExcluirGostei do seu plano de aula.
Parabens.
Josemilton
Edivaldo,
ResponderExcluirAchei muito legal você usar uma aula para explicar os textos literários e não literários e dedicar outra aula para o Humanismo. Assim, ambos os temas podem ser absorvidos pelos alunos. No entanto, acredito que a falta de ligação direta entre um assunto e outro pode confundir um pouco a cabeça de quem assiste suas aulas (Fica a dica!)
Jones
Olá Edvaldo, seu plano de aula está muito bacana, gostei muito dos textos e a proposta de compará-los pois o entendimento dos alunos fica muito melhor contextualizado. Parabéns pelo trabalho e quando puder de uma passadinha no blog http://entre-amigos8.webnode.com/
ResponderExcluirAbraços da amiga
Cleide
Hoje 01/09/2018, após cinco anos da exposição do seu plano de aula, quero te parabenizar por ajudar tantos alunos de Letras Português ou Pedagogia com seu exemplo fornecido nesse blog, te agradeço de coração por sua ajuda e espero que outros alunos também se sintam agradecidos. Um abraço !
ResponderExcluir