domingo, 5 de maio de 2013

Vertentes do Ensino da Literatura

Vertentes  do ensino da Literatura do século XVI à atualidade


Falando de linguagem, podem-se encontrar nos textos do século XVI preocupações estilísticas semelhantes às dos prosadores portugueses do mesmo período. Um exemplo é a carta de Caminha. O cuidado com o estilo também está presente na já citada "História da Província de Santa Cruz", de Pero de Magalhães Gândavo, que foi estudioso da gramática portuguesa, tendo sido um dos primeiros a estabelecer suas normas num tratado.

Dessa forma, as qualidades estilísticas se unem à criatividade e às manifestações de emoção dos autores, modificando o caráter informativo dos textos do século XVI e neles revelando valores artísticos e literários. Esses valores são reforçados na medida em que os textos apresentam o deslumbramento e o entusiasmo do europeu diante da natureza abundante dos Trópicos.

Portanto, em questão de estrutura arte e estilo, esse tipo de preocupação já existia desde o século XVI, porém, algo que vem mudando conforme o tempo, é o ensino e a forma de mostrar a literatura nas salas de aula.

Os estudos literários no Brasil, constituem-se a partir do século XIX. A literatura antes era mais retórica e mais universal. Partindo destas observações, Souza (1999) prossegue examinando o papel do ensino da literatura em um projeto de formação de modelo humanista.

Traçando um panorama do modelo de ensino que vigorou no Brasil durante o período colonial, Souza (1999 aponta para a predominância de uma educação que privilegiava os estudos de latim e sua literatura, além de gramática portuguesa e retórica. Ou seja, a forma de ensino de literatura nessa época era realizada partindo de temas diversos, enquanto hoje, isso ocorre de forma mais organizada; é passado para os alunos o conceito de literatura dividido em épocas e autores. Sendo assim, o texto literário é passado de forma mais artística, e passa a ser analisado com mais rigidez.

Com as novas tecnologias existentes, a literatura pode se transformar em algo muito melhor do que ela já é. Ela pode enriquecer nossa vida, seja como simples entretenimento, seja como fonte de conhecimento e reflexão sobre valores e ideias. Porém certos conceitos ou ferramentas teóricas são essenciais para que você, leitor, possa entender a linguagem literária, que também está tão presente no nosso cotidiano.

Afinal, a literatura abrange grande parte de nossas vidas. Ela está presente nos livros, nas novelas, nas peças de teatro, filmes, jornais, mesmo na música e na dança, entre outras formas de linguagem que os homens usam para se comunicar.

A importância de entrar nesse "mundo a parte" que é a literatura, é ampliar o nosso conhecimento de mundo e da história do homem. Abrir espaço para o universo cultural da humanidade é um forma de crescer tanto espiritualmente quanto profissionalmente .


http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/literatura-de-informacao-o-que-se-escrevia-sobre-a-colonia.htm


Postado Por Rebeca Bastos

4 comentários:

  1. O conteúdo do texto é muito bom, pois ele esclarece respeito da evolução da literatura no Brasil. A literatura realmente está presente na atualidade o que precisa é desenvolver estratégia para despertar na juventude o gosto pela leitura de textos literários.
    Edivaldo.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, Edivaldo.

    Ele traz o contexto da literatura no passado e comparado com a atualidade;incluindo as novas tecnologias existentes.

    A leitura desse texto faz com que o leitor pense e repense o quão importante é a literatura para nós, como estudantes de letras, e para todos os leitores do mundo!

    ResponderExcluir
  3. a literatura e um ponto de vista muito importante para se desenvolver no mundo das letra. nós ensina a melhorar nossas leituras no mundo da literatura.

    ResponderExcluir
  4. a literatura e um ponto de vista muito importante para se desenvolver no mundo das letra. nós ensina a melhorar nossas leituras no mundo da literatura.

    ResponderExcluir