- TEMA
- O porquê de ensinar Literatura atualmente
2 . OBJETIVOS
- Demonstrar aos estudantes as razões que justifiquem a necessidade do ensino de Literatura como componente curricular obrigatório da Língua Portuguesa no Ensino Médio;
- Fazer com que os alunos associem a Literatura com disciplinas como Arte e História (interdisciplinariedade);
- Despertar de forma criativa o interesse na Literatura, através de elementos relacionados ao cotidiano dos jovens.
- METODOLOGIA
- Apresentar junto ao quadro-negro pinturas que representem movimentos literários, que inicialmente seriam vistas como meras obras de arte.
- Colocar textos que façam alusão ao tema estudado, inclusive imagens, caso necessário.
- DURAÇÃO PREVISTA
- Duas aulas consecutivas com duração de 50 minutos cada.
5. PÚBLICO-ALVO
- Estudantes ingressantes do Ensino Médio (primeiro ano)
- MATERIAL UTILIZADO
- Giz, lousa, datashow, impressos explicativos, representações de obras de arte: A criação do Homem (Michelangelo) e Abaporu (Tarsila do Amaral)
- DESENVOLVIMENTO
1ª
aula: O professor iniciará sua aula distribuindo aos alunos um papel
que conterá um resumo da aula do dia, a seguir fará uma breve
análise dos movimentos literários associados às pinturas,
descrevendo características delas. Neste caso, “A criação do
Homem” é uma obra relacionada à transição do Renascimento
(Classicismo) para o Barroco e “Abaporu” pertence ao Modernismo
brasileiro. Estas citações serão exemplos de fases da Literatura.
Os slides exibirão
exemplos de poesias, que vão do Trovadorismo ao Modernismo, com o
objetivo de mostrar que a língua portuguesa foi sendo aperfeiçoada
conforme a Literatura era desenvolvida. Para finalizar esta aula o
docente deverá explicar que não se pode falar de Literatura sem
citar os movimentos literários, e nem se pode falar de movimentos
literários sem citar obras, poesias e/ou aspectos históricos
relacionados a eles.
2ª
aula: Esta aula será iniciada com uma explicação conclusiva do
professor, que dirá que a Literatura está presente na leitura da
poesia, da música, de pinturas e de várias outras formas de
expressar o sentimento do ser humano, inclusive explicará que o
desenvolvimento da língua teve grande contribuição da Literatura.
Os minutos restantes de aula servirão para que o docente proponha
uma atividade, que necessariamente será iniciada naquela aula. Esta
atividade será individual e consistirá na elaboração de um breve
texto, no qual os alunos descreverão ao menos um exemplo prático do
uso da Literatura. Os estudantes entregarão o texto em uma folha
devidamente identificada, podendo ainda entregá-lo na aula seguinte,
que seria o prazo máximo aceitável para entrega, pois a atividade
deverá ser comentada coletivamente. Ela valerá como “ponto” de
participação do estudante.
- AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO
Caberá ao professor verificar se os alunos associaram adequadamente
Literatura a algo já visto por eles, para que possam compreender o
que ela significa e qual é a sua importância como disciplina
integrante do currículo de seu curso.
- FONTES DE PESQUISA
- AMARAL, Emília et al - Novas Palavras: Português, Literatura – Ensino Médio, Volume Único. Editora FTD
- http://www.pgletras.com.br/Anais-30-Anos/Docs/Artigos/5.%20Melhores%20teses%20e%20disserta%C3%A7%C3%B5es/5.2_Ivanda.pdf - Acessado em 06 de maio de 2013.
Olá Jones,
ResponderExcluirMuito bom, gostei do plano de aula que você postou.
José Milton
ótima ideia, Jones! Eu achei muito interessante em você ter escolhido um tema, do qual tem tudo a ver com o que estamos estudando e com o material do blog. É uma forma de trazer um conhecimento mais amplo sobre a importância da literatura na atualidade. Muito bom...
ResponderExcluirRebeca Bastos
Olá, Jones.
ResponderExcluirSeu plano de aula está coerente. Muito bem.
Oi, Jones. Achei muito interessante a sua proposta de aula. A pintura "Abaporu" desperta a curiosidade dos alunos.
ResponderExcluirJones, você teve um ótima ideia.
ResponderExcluirEstá muito bom o seu plano de aula.
Parabéns!
Edivaldo.
Olá,
ResponderExcluirFiquei feliz que vocês tenham gostado. Penso que aprender o que é Literatura e para que ela serve é muito importante, para que em seguida sejam abordados os movimentos literários, principalmente para quem ainda não viu literatura nas aulas de Português, como no caso do 1º ano do EM.
Jones
Oi Jones, gostei de tudo o seu plano de aula está maravilhoso espero sinceramente que você seja professor pois o nosso ensino só tem a ganhar. Quando puder de uma passadinha no blog http://entre-amigos8.webnode.com/noticias/planos-de-aula/.
ResponderExcluirAbraços da amiga
Cleide
Making Money - Work/Tennis: The Ultimate Guide
ResponderExcluirThe bsjeon.net way you would expect from betting on งานออนไลน์ the https://jancasino.com/review/merit-casino/ tennis matches of tennis is to bet on the player you like most. 토토 But you also need a ventureberg.com/ different