domingo, 26 de maio de 2013

Relatório Final



1.   Introdução

O estudo teve como objetivo investigar como aplicar o conhecimento literário (Teoria literária e Literatura portuguesa) e discutir o assunto em blogs entre os diversos grupos da classe, visando aprimorar o processo de ensino aprendizagem na área de literatura.


2.   Desenvolvimento
Para atingir os objetivos propostos no projeto, foram realizadas buscas de materiais relacionados ao tema, em livros e por meio da Internet. Após a realização da coleta dos dados, foi feita a análise do material e, a partir dele, foram elaborados textos e publicados no blog.
Ressalta-se que o conhecimento adquirido pelo grupo durante a realização do projeto de pesquisa e somado com as informações obtidas em sala de aula, possibilitou-nos concluir que o campo da literatura é muito rico, a produção literária é bastante diversificada, considerando os primeiros movimentos literários desde o trovadorismo, as manifestações de cada período, somando um conjunto riquíssimo de dados que podem ser explorados para o ensino da literatura. Para tanto, é imprescindível que os profissionais da área utilizem essas informações em sala de aula e busquem estratégias para despertar nos alunos o interesse pela leitura especialmente pela literatura.
Acreditamos que ao atribuir responsabilidade ao aluno, com a incumbência de pesquisar temas literários para discussão em grupo e apresentação de trabalhos em sala de aula, o aluno poderá se sentir motivado despertar o interessar pela literatura. Nessa atividade, o professor deve assumir o papel de mediador para permitir que os alunos exponham seus pontos de vistas podendo sentir-se valorizados empenhados para novos desafios.
Como isso, estamos contribuindo para aprimoramento do processo de ensino e, consequentemente, formando cidadãos críticos, éticos e preparados para assumir seu papel na sociedade.
Ao realizarmos o levantamento dos dados para conclusão do projeto, onde utilizamos meios eletrônicos, bem como a publicação dos resultados no blog, permite-nos concluir que a tecnologia é uma ferramenta realmente muito importante que deve ser valorizada no processo de ensino, cabendo ao professor o estudo de técnicas de ensino utilizando essa ferramenta. Uma possibilidade seria incentivar o aluno a fazer música utilizando versos literários, uma vez que a literatura está diretamente ligada à música, haja vista, as músicas dos cantores Chico Buarque de Olanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil, dentre outros.


 3.   Conclusão
A realização do estudo foi muito gratificante, ampliou os nossos conhecimentos no campo da literatura, possibilitou a reflexão sobre o processo/ensino aprendizagem, uma vez que seremos futuros profissionais da Educação.


4.   Avaliação individual dos membros do grupo

1)   Edivaldo Joaquim Ferreira
Eu achei muito importante essa atividade, pois permitiu ampliar meus conhecimentos na área da literatura, especificamente, na área do humanismo, que foi o tema do nosso projeto.
Foi muito interessante à troca de experiência com pessoas de outros grupos, por meio dos comentários dos assuntos postados. Infelizmente, por falta de tempo, não pude aproveitar melhor essa oportunidade de aprendizado.
Outro assunto que para mim merece destaque foi a elaboração do plano de aula. Eu aprendi muito com essa atividade, fiz dois planos, pesquisei bastante, aprendi também sobre os acontecimentos da semana de Arte Moderna em são Paulo, em 1922, pois tive que pesquisar para fazer o plano de aula que não valeu, pois estava em desacordo com o tema do projeto, mas adquiri conhecimento.
Professora Lígia, muito obrigada pela feliz ideia de nos proporcionar essa atividade, que com certeza, contribuiu muito para a nossa formação.


2)     Rebeca Bastos Leal da Silva

             A produção do trabalho no blog foi muito gratificante, pois me possibilitou a ter capacidade de me expressar diante um assunto do qual gosto muito que é a literatura.
            Todo o conteúdo foi postado com toda cautela e por meio dele, pude aprender muito sobre os aspectos da literatura, abrangendo principalmente o tema humanismo, que escolhemos para trabalhar. Pude conhecer melhor sobre o contexto histórico da época, a poesia palaciana e também sobre Gil Vicente e as características do teatro Vicentino. Tudo foi de grande aproveito para o meu conhecimento e de todos os leitores que visitaram o blog.
            Algo que apreciei muito foi as discussões sobre o assunto tratado, entre o meu grupo de estudo, onde nos possibilitou a troca de ideias e experiências. O contato com os membros de outros grupos foi imprescindível para que todos nós pudéssemos ampliar nossos conhecimentos diante de várias formas.
            Um meio que me levou a apreciar ainda mais, tudo o que elaborei, foi o plano de aula. De início não estava de acordo com o projeto no blog, porem fez com que eu guardasse a ideia para uma oportunidade de ensino em sala de aula. Ao refazer o plano de aula, pensei em tratar do mesmo assunto trabalhado no blog e dessa vez fui mais feliz com a idéia. No entanto, meus colegas gostaram bastante e rendeu uma discussão bem produtiva.


   3) Jones Francisco de Lima  Abreu

      Em minha opinião, a pesquisa elaborada pelo grupo serviu para difundir os conhecimentos a respeito do Humanismo. A utilização de figuras ilustrativas foi muito importante, já que despertam a curiosidade e o interesse em saber o que elas representam, por parte de quem visita o blog. O uso de vídeos, além de fugir dos métodos didáticos tradicionais, está de acordo com a proposta das Atividades Práticas Supervisionadas, que é de ensinar utilizando-se de material tecnológico. O empenho dos integrantes do grupo também foi de grande valia, uma vez que um bom trabalho necessita de uma boa troca de ideias.
       Quanto às discussões (comentários), serviram para ampliar e principalmente, compartilhar conhecimentos. As opiniões recebidas, inclusive as de membros de outros grupos, foram bem acolhidas, e quando possível, respondidas. Para mim, as postagens ajudaram a entender melhor o tema Humanismo, e o conteúdo explicativo foi muito esclarecedor.
            E finalmente, acredito que os planos de aula estão bem explicados e todos os métodos didáticos utilizados estão muito bons e em conformidade com a proposta de estudo do grupo. Além disso, cada pessoa do grupo elaborou seu plano utilizando-se de um tema relacionado ao conteúdo do blog. Os comentários da professora Lígia Menna foram de grande relevância, e fizeram com que parte do grupo repensasse na proposta de aula, quando esta estivesse em desacordo com o tema do projeto e refizesse a tal proposta e isto despertou nosso senso crítico.

   4)  Josemilton Barbosa de Lima 

Gostei muito deste trabalho que fizemos neste semestre, com relação ao blog, pois aprendi um pouco mais de literatura, nas aulas da professora Ligia Menna, pelo fato dela explicar com muita clareza e convicção.

O plano de aula foi ótimo, como no caso do Edivaldo e da Rebeca, foi preciso refazer, foi ótimo por que fiz dois planos de aula, o primeiro estava relacionado diretamente à língua portuguesa (Como usar textos de apoio em uma redação), este estava em desacordo com o tema proposto pela professora. Isto foi bom, por que quando erramos não podemos de forma alguma ficar chateado, pois quando há reconhecimento do erro, é um sinal que estamos muito próximo do acerto. O segundo plano de aula fala um pouco das obras de Fernão Lopes, foi bom trabalhar com este poeta, pois já tinha ouvido falar, mas ainda não conhecia suas obras.

Quero aqui parabenizar a professora Ligia por nos proporcionar momentos maravilhosos e nos passar tantos conhecimentos relacionados à literatura Portuguesa. Gostei demais das aulas, dos trabalhos e também da forma como ela domina o e nos transmite os assuntos relacionados à disciplina.

Aproveitando, quero também agradecer a Rebeca em especial, e também a Edivaldo e Jones, gostei muito de fazer este trabalho com vocês, me desculpem por alguma falha.

Muito obrigado.


Postado Por Rebeca Bastos

Um comentário: